Wilderness: Knysna Turaco e praia deserta na Rota Jardim

Praia deserta após o túnel do trem que segue para Victoria Bay, em Wilderness, na Rota Jardim, África do Sul – Foto: Fábio Paschoal

Capítulo 2 da série Rota Jardim / Garden Route: 5 dias pelo litoral da África do Sul

Wilderness é uma pequena cidade litorânea localizada entre George e Knysna (que também são locais para serem explorados na Rota Jardim) e faz parte de um sistema de vias fluviais, lagos e lagoas que correm ao longo da costa sul-africana, separado do mar por dunas com vegetação rasteira. Tudo é parte da seção Wilderness do Garden Route National Park. É um excelente lugar para ver martins-pescadores (5 espécies habitam a região) e observar o endêmico Knysna Turaco, ave que só é encontrada no Sul da África do Sul.

[Veja a introdução da série Rota Jardim /Garden Route: 5 dias pelo litoral da África do Sul]

[Veja o capítulo 1 da série Rota Jardim /Garden Route: 5 dias pelo litoral da África do Sul]

Knysna Turaco (Tauraco corythaix), também conhecido como knysna lorie é uma ave muito tímida. Nenhuma das duas aves que encontrei ficou no aberto para ser fotografada – Foto: Fábio Paschoal

Paraquedas coloriam o céu quando chegamos à Wilderness, um dos melhores lugares na África do Sul para a prática de paragliding. Nos dirigimos para o centro da cidade, onde ficam os principais restaurantes e as lojas de artesanato. Jantamos no The Girl’s, um restaurante com comida muito boa, especialmente os frutos do mar (Recomendamos). Com a fome saciada, demos uma volta pelo centrinho, seguimos para o hostel e dormimos.

Acordei cedo para fazer a trilha chamada half collared kingfisher. Assim que comecei, vi uma ave verde pousada num galho. Estava quase colocando os binóculos quando ela começou a voar. Assim que abriu as asas e mostrou as penas vermelhas, não tive dúvidas. Era o knysna turaco! Que ave sensacional. Segui o bicho mas ele entrou na vegetação densa e não saiu mais de lá. Segui a trilha e tive um segundo encontro com a ave, mas a timidez falou mais forte e ela não quis se mostrar no aberto. De qualquer maneira, foi uma experiência incrível!

Mapa de Wilderness, ficamos no Fairy Knowe Backpackers Lodge & Adventure Center, marcado em laranja – Foto: Fábio Paschoal

Voltei para o hostel, encontrei com Vanessa e seguimos para a praia. Decidimos fazer a trilha que segue os trilhos do trem e leva até Victoria Bay. Assim que pegamos a ferrovia vimos placas que diziam que aquela era uma área de alto índice de roubos. Fiquei preocupado, mas falei com o policial que disse que não era perigoso.

A trilha segue o litoral e, após passar por um túnel, chega em uma praia deserta bem bonita. Para descer até ela é preciso cruzar a ponte de metal enferrujado. Há uma placa que diz que pedestres são proibidos de passar, mas vimos gente se arriscando para chegar do outro lado.

Trilha que leva para Victoria Bay, em Wilderness, na Rota Jardim, na África do Sul – Foto: Fábio Paschoal

Túnel que leva para praia deserta e segue para Victoria Bay, em Wilderness, na Rota Jardim, na África do Sul – Foto: Fábio Paschoal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Eu e Vanessa na praia deserta em Wilderness, na Rota Jardim, África do Sul – Foto: Fábio Paschoal

Uma das atrações é um homem que transformou a caverna ao lado do túnel em sua casa. Na hora, pensei que era meio roubada, mas depois conversamos com nossos amigos que moram em Cape Town e fizeram o passeio. Eles tiveram uma experiência legal e recomendam.

Na volta, nos perdemos. Pedimos informação em um restaurante e um homem que passava na rua disse que podia levar a gente até o centro da cidade. No meio do caminho chegou um outro homem. Disse que se chamava Bullet e tinha um colar com uma bala de rifle para intimidação.

A praia de Wilderness é bem extensa e a água não é tão gelada quanto a das praias de Cape Town – Foto: Fábio Paschoal

O dia estava claro e tinha muita gente na estrada. Então seguimos conversando normalmente. Quando chegamos no centro demos 10 Rands para Bullet, mas ele disse que era pouco. Dobramos a quantia e demos mais 10 Rands para o outro, que havia ficado para trás para perturbar uma menina que estava na praia e quase perdeu a caixinha. Nos despedimos e, logo depois, vimos Bullet saindo de uma loja de bebidas com uma garrafa embrulhada em um saco de papel.

Não é a primeira vez que isso acontece comigo na África do Sul. Ou seja, sempre desconfie da boa vontade das pessoas por aqui. Se você se perder e pedir informação, é bem provável que irá gastar dinheiro para reencontrar o seu caminho.

Fairy Knowe Backpackers Lodge & Adventure Center

Suite do Fairy Knowe Backpackers Lodge & Adventure Center, em Wilderness, Na Rota Jardim, África do Sul – Foto: Fábio Paschoal

Café da manha ao ar livre no Fairy Knowe Backpackers Lodge & Adventure Center – Foto: Fábio Paschoal

Ficamos hospedados no Fairy Knowe Backpackers Lodge & Adventure Center, o lugar tem uma vibe meio hippie, com a galera tocando violão em volta da fogueira. O café da manhã é caprichado. Pedi um omelete recheado de cogumelos que estava fantástico! Mas fique esperto porque você precisa se inscrever na recepção no dia anterior se quiser comer.

Nosso quarto tinha uma boa cama e banheiro privativo. Era pequeno, mas era o que nós precisávamos. Pagamos 650 Rands por uma noite, para duas pessoas. Para quem deseja opções mais em conta, o lugar tem dormitórios coletivos e camping.

O hostel também oferece passeios de caiaque, canoa, cavalo, paragliding, arvorismo, caminhadas, observação de aves e aulas de surfe. Tinha muita coisa pra fazer por ali, mas nosso tempo era curto e Knysna era nosso próximo destino.

Veja o capítulo 3 da série Rota Jardim/ Garden Route: 5 dias pelo litoral da África do Sul

Veja o Roteiro: 20 dias na África do Sul de carro

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s