Boulders: a colônia de pinguins mais próxima de Cape Town

Colônia de pinguins-africanos em Foxy Beach, parte da colônia de Boulders, África do Sul – Foto: Fábio Paschoal

Capítulo 7 da série Cidade do Cabo: passeios para contemplar a natureza

Em 1982 dois casais de pinguinfs-africanos chegaram em Boulders buscando um lugar para reprodução. A praia fica em False Bay, entre Simon’s Town e Cape Point, onde grandes rochas de granito fornecem sombra e protegem a enseada de correntes, ventos fortes e ondas grandes. Nos anos seguintes, casais que costumavam se reproduzir em ilhas próximas começaram a se estabelecer no local. Em 2005 a população era de 3 900 aves.

[Veja a introdução da série Cidade do Cabo: passeios para contemplar a natureza]

[Veja o capítulo 6 da série Cidade do Cabo: passeios para contemplar a natureza]

Pinguins-africanos (Spheniscus demersus) na colônia de Boulders, África do Sul. Devido ao rápido declínio da população, a ave entrou para a Lista Vermelha da IUCN na categoria em perigo em 2010 – Foto: Fábio Paschoal

Porém, segundo o SANParks (South African National Parks), a destruição do habitat, derramamentos de petróleo e outros tipos de poluição marinha, impactos das mudanças climáticas nas populações e nas rotas usadas por peixes, pesca comercial predatória, atividades turísticas irresponsáveis e predação por animais domésticos fizeram com que a população chegasse a 2 200 em apenas 6 anos. O mais triste é que esse número segue caindo.

Apesar disso, Boulders, que faz parte do Parque Nacional da Table Montain (TMNP, na sigla em inglês), é um dos poucos lugares onde é possível ver pinguins-africanos de perto e é a colônia mais próxima à Cidade do Cabo (47 quilômetros aproximadamente).

Pinguim-africano na colônia de Boulders, África do Sul – Foto: Fábio Paschoal

Pinguins-africanos na colônia de Boulders, África do Sul – Foto: Fábio Paschoal

Pinguim-africano com a muda de penas atrasada – Foto: Fábio Paschoal

Assim como em Stony Point, pagamos a taxa ambiental, que é investida na conservação da espécie, e entramos na reserva (veja o preço no site do TMNP). Passarelas de madeira conduzem até a praia de Foxy Beach onde existe uma grande concentração de pinguins-africanos.

Ao contrário de muitas espécies de aves, os pinguins-africanos têm uma época de reprodução extensa. Na maioria das colônias, aves em algum estágio de reprodução podem ser encontradas durante o ano inteiro. Nós vimos um casal levando material para forrar o ninho, outros chocando os ovos e até pais com filhotes. Também havia um pinguim que não tinha sofrido a muda anual. Suas penas desgastadas estavam quase todas brancas. Ficamos ali por horas.

Pinguim-africano levando material para construir o ninho na colônia de Boulders, África do Sul – Foto: Fábio Paschoal

Pinguim-africano com filhote na colônia de Boulders, África do Sul – Foto: Fábio Paschoal

Seguimos para praia de Boulders, onde é possível colocar o pé na areia e entrar na água. Aqui é onde vimos problemas. Os turistas têm contato direto com os pinguins. Para voltar para a colônia, as aves precisam passar pela praia repleta de gente.

A maioria quer tirar selfie (o que já pode ser muito estressante para os bichos), mas nós vimos uma menina tacando areia e tentando pegar um pinguim. Renata saiu correndo e deu uma bronca no pai da criança, que deveria controlar e educar a filha. Notificamos os rangers, mas eles não pareciam interessados em fazer nada a respeito. O ideal seria proteger os pinguins nessa parte da praia também.

Praia de Boulders, África do Sul – Foto: Fábio Paschoal

Por conta de todos esses motivos, preferimos a visita à colônia de Stony Point, mas se você não tiver tempo suficiente para ir até lá, Boulders vale a visita.

Era hora de ir pra casa, descansar e seguir para o Kirstenbosch National Botanical Garden no dia seguinte

Veja o capítulo 8 da série Cidade do Cabo: passeios para contemplar a natureza

Veja o Roteiro: 20 dias na África do Sul de carro

DICAS

  • Não alimente os pinguins-africanos ou qualquer outro animal. Eles são selvagens e conseguem arranjar seu próprio alimento.
  • Se estiver em Cape Town, pegue a Chapman’s Peak Drive para chegar ou voltar de Boulders. É uma das estradas mais bonitas da África do Sul.
  • Boulders é mais perto de Cape Town do que Stony Point, mas atrai bem mais turistas.
  • Ao contrário de muitas espécies de aves, os pinguins-africanos têm uma época de reprodução extensa. Na maioria das colônias, aves em algum estágio de reprodução podem ser encontradas durante o ano inteiro.
Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s