Table Mountain: uma das sete maravilhas naturais do mundo. Será?

A Table Montain, na Cidade do Cabo, é uma das mais bonitas maravilhas da natureza da África do Sul. Seu topo plano característico é visível a 65 quilômetros de distância em alto mar  – Foto: Fábio Paschoal

Capítulo 6 da série Cidade do Cabo: passeios para contemplar a natureza

A Table Mountain (Montanha da Mesa) é, indiscutivelmente, uma das montanhas mais conhecidas da África e o ícone mais imponente da paisagem da Cidade do Cabo (Cape Town). Faz parte do menor e mais diverso dos seis reinos florais do mundo (além de ser único dos seis confinado a um continente): o Reino Floral do Cabo. A região foi reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO merecidamente.

[Veja a introdução da série Cidade do Cabo: passeios para contemplar a natureza]

[Veja o capítulo 5 da série Cidade do Cabo: passeios para contemplar a natureza]

Do alto da Table Mountain vemos a Cidade do Cabo (Cape Town), África do Sul – Foto: Fábio Paschoal

Em 2011, a Table Mountain foi considerada uma das sete maravilhas naturais do mundo em uma votação organizada pela New7Wonders. “Especialistas” (esse foi o termo usado pela fundação) selecionaram 28 candidatos e os escolhidos foram eleitos pela Internet. Os sete mais votados (entre 500 milhões de participantes) receberam o título de maravilhas naturais do mundo.

Nosso planeta é repleto de maravilhas naturais, cada uma com sua particularidade. A África tem o Delta do Okavango, em Botsuana; o Deserto da Namíbia; o Serengeti, na Tanzânia; a savana africana. São tantos exemplos que, na minha opinião, escolher a Table Montain para representar o continente em uma eleição pela internet é menosprezar tudo o que a África tem para oferecer. Dito isso, a Table Mountain vale a visita!

Lions Head à esquerda e Robben Island à direita. Vista do alto da Table Mountain, Cidade do Cabo, África do Sul – Foto: Fábio Paschoal

Os dassies também habitam o topo da Table Mountain, Cidade do Cabo, África do Sul – Foto: Fábio Paschoal

Table Mountain Aerial Calbe Car ou bondinho da Montanha da Mesa – Foto: Fábio Paschoal

É possível subir por trilhas, mas achamos que não valia o esforço. Então, conferimos a previsão do tempo, escolhemos um dia ensolarado e sem vento, e para evitar fila, compramos os ingressos pelo site do Table Mountain Aerial Cable Car (que nada mais é do que um bondinho). O problema foi que todo mundo teve a mesma ideia. Então, esperamos duas horas antes de conseguir embarcar.

Lembra bastante o passeio do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro. A diferença é que o bondinho vai rodando para que todos tenham a mesma vista. Ao chegarno topo, temos uma visão panorâmica da cidade e suas praias. Devil’s Peak (o Pico do Diabo) está ao leste; Lion’s Head (Cabeça de Leão) a oeste; e a cadeia montanhosa, conhecida como Twelve Apostles (Os Doze Apóstolos), se estende ao sul da Península do Cabo a partir da Table Mountain.

Eu, Ralph, Vanessa e Renata no topo da Table Mountain, Cidade do Cabo, África do Sul – Foto: Fábio Paschoal

Black girdled lizard (Cordylus niger) são encontrados em afloramentos rochosos na Table Montain. Sua cor preta ajuda a absorver calor suficiente do sol, em uma das partes menos ensolaradas da África do Sul – Foto: Fábio Paschoal

Robben Island, onde Nelson Mandela ficou preso durante muitos anos, também é visível lá do alto. É possível visitar a ilha, mas como não agendamos com antecedência, teremos que deixar para a próxima vez.

Andamos por ali durante umas duas/ três horas. Como o lugar é grande, a multidão se espalha e não parece lotado. O problema é a fila do bondinho na hora da volta. Mas, superamos isso tomando o  sorvete do Terrace Bar, localizado no Twelve Apostles Terrace. Foi o mais gostoso que experimentamos em Cape Town.

Camps Bay. Vista do alto da Table Mountain, Cidade do Cabo, África do Sul – Foto: Fábio Paschoal

Camps Bay

Após a visita à Table Mountain, seguimos para Camps Bay. A praia mais badalada da Cidade do Cabo, com uma linda visão da cadeia de montanha dos 12 apóstolos. Victoria Road é a rua paralela à praia. Os melhores restaurantes da cidade, lojas, hotéis, casas e condomínios de luxo estão por aqui. Um calçadão cheio de grandes palmeiras acompanha a orla da praia por toda a sua extensão.

Mesmo no verão você irá encontrar poucas pessoas na água. Além do mar ser muito frio, há uma grande concentração de tubarões no litoral sul-africano (os locais mais perigosos são indicados com placas). Mas em alguns lugares de Camps Bay, formações rochosas funcionam como piscinas naturais e permitem o banho em segurança para quem quiser encarar as águas geladas do Atlântico (em algumas praias existem piscinas artificiais que têm o mesmo propósito).

Camps Bay e os 12 Apóstolos no fundo – Foto: Fábio Paschoal

A ideia era ficar para ver o pôr do Sol. Mas o vento típico de Cape Town nos fez voltar pra casa mais cedo para acender a churrasqueira, fazer o nosso braai (churrasco em africâner) e nos prepararmos para o dia seguinte. O destino: Boulders, uma colônia de pinguins-africanos mais próxima de Cape Town do que Stony Point.

Veja o capítulo 7 da série Cidade do Cabo: passeios para contemplar a natureza

Veja o Roteiro: 20 dias na África do Sul de carro

DICAS

  • Cheque a previsão do tempo antes de ir à Table Mountain. Em dias de muito vento, mesmo que esteja ensolarado, o Cable Car (bondinho) pode ser interditado.
  • Compre os ingressos para o bondinho da Table Mountain com antecedência, pelo site do Aerial Cable Car. Se você não fizer isso, terá que pegar a fila para comprar o ingresso e depois a fila para embarcar no bondinho.
  • Quando estiver no topo da Table Mountain, tome o sorvete do Terrace Bar, localizado no Twelve Apostles Terrace. Foi o mais gostoso que experimentamos na Cidade do Cabo.
Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s