Harold Porter: jardim botânico em Betty’s Bay, África do Sul

Brunia sp.  planta endêmica da região do Cabo e típica do Fynbos, no Harold Porter, África do Sul – Foto: Fábio Paschoal

Capítulo 5 da série Cidade do Cabo: passeios para contemplar a natureza

O Harold Porter National Botanical Garden é um belo jardim botânico localizado em Betty’s Bay, na África do Sul. Fica entre as montanhas e o mar e faz parte da Reserva da Biosfera Kogelberg. Possui 200 hectares de Fynbos (vegetação mais abundante do Reino Floral do Cabo), sendo 10 de jardins cultivados e 190 de vegetação original e intocada.

[Veja a introdução da série Cidade do Cabo: passeios para contemplar a natureza]

[Veja o capítulo 4 da série Cidade do Cabo: passeios para contemplar a natureza]

Four striped mouse no Harold Porter, em Betty’s Bay, África do Sul – Foto: Fábio Paschoal

Cape francolin (Pternistis capensis), ave endêmica do sudoeste da África do Sul no Harold Porter, em Betty’s Bay – Foto: Fábio Paschoal

Sunbird fêmea em uma flor de erica, no Harold Porter, em Betty’s Bay, África do Sul – Foto: Fábio Paschoal

Pagamos a entrada (veja os preços no site do Harold Porter) e saímos por uma trilha. Logo no começo um rato passou correndo e parou no meio do caminho. A princípio achei que era um roedor como outro qualquer. Mas, quando olhei atentamente, vi que ele tinha quatro faixas nas costas. Era um  four striped mouse. Não é raro, mas é um bichinho bem simpático. Também vimos uma ave comum, mas que só pode ser encontrada no sudoeste da África do Sul: o cape francolin.

Passamos por ericas, proteas e outras flores típicas do Fynbos. Elas atraem muitas aves, especialmente os sunbirds. Com cores metálicas que lembram nossos beija-flores. Eles não pairam no ar, mas certamente chamam a atenção. Cape Sugarbird e orange breasted sunbird foram alguns dos destaques. No final do caminho, chegamos à uma cachoeira bem bonita, com água cor de coca-cola.

Flores do Fynbos no Harold Porter, em Betty’s Bay, África do Sul – Foto: Fábio Paschoal

Cachoeira no Harold Porter, em Betty’s Bay, África do Sul- Foto: Fábio Paschoal

Como ainda tinha um pouco de luz, pegamos uma outra trilha. De repente, uma ave com cauda longa e alaranjada passa voando na nossa frente. Era o african paradise flycatcher, um pássaro migratório que chega no verão para se reproduzir. Eu desejava ver esse bicho novamente desde minha viagem à Tanzânia. Continuo sem conseguir uma foto dele, mas é um animal fantástico!

Chegamos nos portões de entrada da Leopards Kloof Trail, trilha que segue por um canyon e vai até uma cachoeira, mas é preciso pegar as chaves do portão na entrada, antes das 13h00 para fazer a caminhada. Chegamos tarde. Então paramos por ali para observar aves e flores enquanto o Sol sumia no horizonte.

Foi quando Ralph pediu meu binóculo emprestado. “Babuínos!” Como a noite se aproximava, os macacos já estavam se recolhendo para dormir no alto das montanhas, onde é mais seguro. Sorte da Renata que havia garantido pra gente que veríamos os primatas por ali.

Renata, Ralph e Vanessa no Harold Porter, em Betty’s Bay, África do Sul – Foto: Fábio Paschoal

Infelizmente tivemos pouco tempo no local porque ficamos muito entretidos na colônia de pinguins-africanos em Stony Point, mas o Harold Porter vale a visita. Especialmente se você gosta de flores e aves.

Fomos direto pra casa, jantamos e seguimos para cama prontos para descansar.A Table Mountain, o ícone mais famoso de Cape Town, era nosso destino no dia seguinte

Veja o capítulo 6 da série Cidade do Cabo: passeios para contemplar a natureza

Veja o Roteiro: 20 dias na África do Sul de carro

DICAS

  • O jardim botânico Harold Porter fica em Betty’s Bay, a mais ou menos 100 quilômetros de Cape Tow. É aconselhável combinar o passeio com a colônia de pinguins-africanos de Stony Poit, que fica na mesma cidade.
  • Leve binóculos para observar os sunbirds e outras aves do lugar.
Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s