Lower Sabie – Crocodile Bridge: duelo de rinocerontes no Kruger

Quando rinocerontes-brancos (Ceratotherium simum) se enfrentam, os duelos podem continuar até a morte – Foto: Fábio Paschoal

Capítulo 15 da série Kruger: guia prático para organizar seu safári na África do Sul

A rota entre Lower Sabie camp até Crocodile Brigde camp também é boa para os Big 7 (leão, leopardo, rinoceronte, elefante, búfalo, guepardo e cachorro-selvagem), segundo o Kruger Park – Map & Guide. Como já tínhamos visto todas as grandes estrelas do parque e estávamos interessados em tudo o que a reserva tem a oferecer, fomos devagar, parando para observar aves no caminho.

[Veja a introdução e o sumário da série Kruger: guia prático para organizar seu safári na África do Sul]

[Veja o capítulo 14 da série Kruger: guia prático para organizar seu safári na África do Sul]

Pica-peixe-de-barrete-castanho / Brown hooded kingfisher (Halcyon albiventris) – Foto: Fábio Paschoal

Já tínhamos visto leões. Esta foi nossa primeira leoa/ Lioness (Panthera leo) no Kruger – Fábio Paschoal

Mas é impossível não parar para os Big 7. Logo no início da estrada de asfalto H4-2, achamos um leão na beira da estrada. Como ele estava dormindo e não dava sinais de que iria acordar, seguimos viagem. Mais a frente havia um carro parado. Estacionamos do lado e perguntamos o que eles estavam vendo ali: “Duas leoas entraram por aqui e outra seguiu pela estrada. Estão tentando caçar impalas”. Logo a seguir as duas leoas cruzaram a estrada, mas a vegetação era muito densa e elas logo desapareceram.

Seguimos em frente com ótimos encontros com girafas, elefantes, estorninho-de-dorso-violeta (uma ave maravilhosa, que não consegui fotografar) e pica-peixe-de-barrete-castanho. Chegamos em  Crocodile Bridge camp que fica ao lado do portão que leva o mesmo nome. Paramos ali, comemos um lanche, compramos algumas lembranças na lojinha e retornamos.

Quando rinocerontes-brancos (Ceratotherium simum) se enfrentam, o clima esquenta na savana – Foto: Fábio Paschoal

Rinocerontes-brancos (Ceratotherium simum) prontos para a batalha – Foto: Fábio Paschoal

Logo que saímos, encontramos dois rinocerontes pastando e um terceiro que dormia tranquilamente. De repente, o gigante adormecido acordou e começou a andar na direção dos outros dois. Os três se olharam e começou uma troca de “Insultos”. Barulhos estranhos, cabeças balançando, pés arrastando no chão.Dava pra sentir a tensão no ar.

Parecia que ia sair uma briga feia, e nós estávamos esperando por isso ansiosamente. Foi então que tivemos uma surpresa. O rinoceronte solitário decidiu recuar. Virou as costas, urinou e tudo voltou ao normal nas savanas da África.

Rinocerontes-brancos (Ceratotherium simum) marcam os seus territórios com urina e excrementos – Foto: Fábio Paschoal

Voltamos pela S28 e encontramos uma fila enorme de carros parados para outro grupo de leões. Claro, eles estavam dormindo novamente. Ainda passamos por impalas, zebras, elefantes, kudus, bateleur (uma águia muito bonita)  e búfalos. Ainda paramos em um hide.

Chegamos meio tarde. Foi o tempo de almoçar e correr para o passeio da tarde. Resolvemos dar mais uma chance aos guias do Kruger. Agendamos um sunset drive, um safári das 16h30 até às 19h30. Como em janeiro os portões fecham às 18h30 teríamos uma hora sem carros de turistas lotando as estradas.

Veja o capítulo 16 da série Kruger: guia prático para organizar seu safári na África do Sul

Veja o Roteiro: 20 dias na África do Sul de carro

Rota Lower Sabie até Crocodile Bridge. Clique no mapa para aumentar

DICAS

  • Procure sempre deixar uma rota livre quando parar para ver bichos: Em estradas movimentadas, principalmente nas de asfalto, os carros se amontoam para chegar perto dos animais. Procure deixar sempre um espaço livre para o seu veículo sair caso algo saia errado.
Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s