Panthera onca- À sombra das florestas: livro desvenda os mistérios da onça-pintada

A onça-pintada é um dos animais mais furtivos da floresta. Seu padrão amarelo com rosetas pretas é a camuflagem perfeita para andar na mata, onde os fachos de luz em meio à sombra das árvores tornam o animal praticamente invisível. Ela se aproxima da presa silenciosamente, utilizando áreas de vegetação densa para se esconder. Almofadas na sola das patas ajudam a abafar o som e permitem que o predador ande sem fazer barulho. Quando está perto de seu alvo parte para o ataque.

Onças-pintadas estão em lendas, histórias infantis e até na nota de 50 reais. Ela causa fascínio em alguns, medo em outros, mas poucas pessoas viram ou conhecem realmente o animal. Para desvendar os mistérios que envolvem o felino, Mario Haberfeld, coordenador do Projeto Onçafari; Adriano Gambarini, fotógrafo de natureza de National Geographic Brasil; Rogério Cunha de Paula, analista ambiental do ICMBio; e Laís Duarte, jornalista da TV Cultura, se uniram para escrever “Panthera Onca – À sombra das florestas”.

A obra mostra a influência das onças nas artes e em diferentes culturas, retrata a caça ilegal que colocou a espécie na lista dos animais ameaçados de extinção e fornece alternativas para preservar as populações de onças-pintadas que ainda resistem no planeta.

O livro foi publicado pela Editora Avis Brasilis, com apoio do Ministério da Cultura e patrocínio da Tetra Park e pode ser adquirido pelos sites:

http://www.avisbrasilis.com.br/panthera-onca-a-sombra-das-florestas.html

ou http://www.gambarini.art.br/produto/panthera-onca/

Salvar

Salvar

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s