Plástico é encontrado no estômago de 90% das aves marinhas do mundo

Lixo plástico encontrado no estômago de um albatroz. O plástico encontrado dentro de aves podem ser sacolas, tampas de garrafas, fibras sintéticas de roupas ou pedaços pequenos não identificáveis - Foto: Tim Zim/Creative Commons

Lixo plástico (como sacolas, tampas de garrafas, fibras sintéticas de roupas ou pedaços pequenos de objetos quebrados pelo sol e pelas ondas) é encontrado no estômago de quase todas as aves marinhas do mundo – Foto: Tim Zim/Creative Commons

90% das aves marinhas consomem lixo plástico que fica boiando nos oceanos. As quantidades de espécies e de indivíduos dentro das espécies que consomem plástico estão subindo rapidamente a cada ano. Até 2050 esse número deve chegar a 99%. É o que revela um estudo publicado no periódico científico Proceedings of the National Academy of Sciences.

Os cientistas rastreiam a ingestão de plástico por aves marinhas há décadas. Em 1960 o plástico era encontrado no estômago de menos de 5% das aves. Em 1980 esse número saltou para 80%. Segundo Chris Wilcox, um dos autores do estudo, em entrevista para o site de National Geographic, a produção de plástico no mundo dobra a cada 11 anos e o aumento na ingestão do material pelas aves marinhas certamente está ligado a esse fato.

O estudo também revelou que as maiores concentrações de plástico no estômago de aves são encontradas nas populações da América do Sul, África do Sul e Austrália, onde os litorais ficam mais próximos de locais de concentração de lixo oceânico.

Os efeitos do plástico nas aves ainda não foram estudados, mas as observações mostram que a ingestão causa problemas. Pedaços afiados perfuraram órgãos internos e o lixo ocupa espaço que poderia estar sendo ocupado por comida.

Um estudo publicado no periódico científico Plos One mostra um declínio de 67% na população de aves marinhas entre 1950 e 2010. “Essencialmente, as aves marinhas estão sendo extintas”, diz Wilcox em entrevista para o site de National Geographic. “Talvez não amanhã. Mas as populações estão caindo bruscamente. O plástico é uma das ameaças que elas enfrentam.”

 

Advertisements

One thought on “Plástico é encontrado no estômago de 90% das aves marinhas do mundo

  1. Exterminar uma espécie marinha por falta da disciplina da consciência ambiental seria muita falta de consideração com as futuras gerações desse planeta.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s