Aranha ginasta faz acrobacias espetaculares para fugir de predadores. Veja o vídeo

Aranha ginasta (Cebrennus rechenbergi) realiza saltos acrobáticos para escapar de predadores em descidas, no plano e até em subidas - Foto: Reprodução do Youtube

Aranha ginasta (Cebrennus rechenbergi) realiza saltos acrobáticos para escapar de predadores em descidas, no plano e até em subidas – Foto: Reprodução do YouTube

“Uma pirueta
Duas piruetas
Bravo, bravo
Superpiruetas
Ultrapiruetas
Bravo, bravo”

Os versos iniciais da música Piruetas, de Chico Buarque, L. Enrique Bacalov e Sergio Bardotti – parte da trilha sonora de Os Saltimbancos Trapalhões – seriam perfeitos para descrever os movimentos do aracnídeo Cebrennus rechenbergi, mais conhecido como aranha ginasta. Com saltos acrobáticos espetaculares, dignos de uma medalha olímpica, o animal acelera seus movimentos e deixa predadores para trás (veja o vídeo no final do post).

As cambalhotas podem ocorrer em terrenos planos, descidas e até subidas. Nenhuma outra aranha no planeta é capaz de realizar esse tipo de movimento, chamado de flic-flac motion em inglês.

Porém as rotações só são usadas em situações de vida ou morte. O movimento acrobático consome tanta energia que, se repetido muitas vezes, pode levar à morte por exaustão.

A espécie é encontrada nas Dunas de Merzouga, no sudeste do Marrocos, África, e foi batizada em homenagem a seu descobridor, Ingo Rechenberg. O pesquisador ficou tão encantado com a ginasta que construiu um robô chamado Tabbot que imita os movimentos da aranha. Rechenberg acredita que sua invenção poderá ser empregada na agricultura, na exploração do leito oceânico e até para fazer novas descobertas em Marte.

Pra quem ficou com saudade da música do Chico, segue o vídeo aqui em baixo:

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s