Como planejar um safári fotográfico na África

Rinoceronte, leopardo, elefante, búfalo e leão. Conhecidos como Big 5, são os animais mais desejados pelos turistas nos safáris na África - Fotos: Fábio Paschoal

Rinoceronte, leopardo, elefante, búfalo e leão. Conhecidos como Big 5, são os animais mais desejados pelos turistas nos safáris na África – Fotos: Fábio Paschoal

O grande sonho de qualquer guia naturalista é ir para a África, e comigo não era diferente. Após guiar por três anos no Pantanal e na Amazônia, aprendendo sobre o comportamento dos animais do Brasil, estava decidido: havia chegado a hora de realizar meu sonho.

[Veja a série África Selvagem: Em Busca da Grande Migração]

Para escolher o destino da minha viagem conversei com muitos turistas e todos me diziam que Botsuana e Tanzânia eram os melhores lugares da África para safáris fotográficos. Escolhi ir para Botsuana primeiro e em uma viagem posterior iria para a Tanzânia.

É possível fazer viagens por conta própria, mas os perrengues que você precisa enfrentar são altos e eu queria a segurança de uma operadora de turismo para não ter que enfrentar surpresas ao chegar lá.

Comecei sondando as empresas brasileiras e percebi que a maioria dos pacotes oferecidos mesclam passeios nas cidades com safáris fotográficos. É possível fazer um roteiro personalizado, mas os preços são muito abusivos.

Como meu objetivo era ver a maior quantidade de animais possível, resolvi aproveitar meus contatos e mandei um e-mail para uma hóspede que havia guiado no Pantanal, Gill Maskell (gill@africa2000tours.co.za). Ela é dona de uma agencia de turismo na África do Sul especializada em safáris, a African 2000 Tours. Porém, Gill estava viajando na época, e passou o contato de outra agência, mas ela é uma pessoa em que confio e se quiserem fazer uma viagem para África também recomendo a agência dela.

Fiz a cotação do pacote em operadoras de turismo brasileiras e descobri que negociar por aqui é muito mais caro. A diferença no preço da viagem, com relação às operadoras africanas, pode chegar a mais de US$ 6.000,00 por pessoa. Com as agências internacionais você tem que pagar toda a viagem antes de viajar, enquanto nas agências brasileiras você pode pagar depois. Parcelar pode ser um risco pois o câmbio utilizado é o do dia do pagamento e, se o dólar subir, o preço pode ficar muito mais caro do que o planejado.

Safári em Botsuana, África - Foto: Fábio Paschoal

Safári em Botsuana, África – Foto: Fábio Paschoal

Vou começar pela minha viagem mais recente, em maio de 2014:

Tanzânia

Meu objetivo era acompanhar a Grande Migração. Uma viagem enfrentada por milhões de antílopes e zebras que seguem as chuvas pelo Serengeti, na Tanzânia , e o Massai Mara, no Quênia. Organizei tudo com a Enchanting Travels, indicada por minha agente de viagens de Botsuana Karin Robertson-Bullock (os detalhes da viagem por Botsuana seguem após a viagem pela Tanzânia). Pedi para Bonaventure (bonaventure@enchantingtravels.com) , meu agente de viagens da Tanzânia, organizar a parte terrestre com a verba de US$ 4 000,00 para 12 dias. Ele montou o seguinte pacote (com todos os passeios e refeições inclusos):

DIA 1 – Chegada no Aeroporto de Kilimanjaro. Transfer para a cidade de Arusha. Uma noite no African Tulip.

DIA 2 – Transfer até o Maramboi Tented Camp. Duas noites com direito a safáris no Parque Nacional Tarangire.

DIA 4 – Transfer até o Parque Nacional do Serengeti. 4 noites no Nieleze Serengeti Camp com direito a safáris no Serengeti

DIA 8 – Transfer para o Kitela Lodge. Duas noites com direito a safáris na Cratera de Ngorongoro e Lago Manyara

DIA 10 – Transfer para o Parque Nacional Arusha. Duas noites no Hatari Lodge com direito a safáris no Parque Nacional Arusha

DIA 12 – Transfer para o aeroporto de Kilimanjaro

George Leonard (george@lookexpeditions.com) foi nosso guia e ficou conosco durante todo o período que passamos na Tanzânia. Ele dirigiu um carro 4×4 adaptado para safáris. A viagem foi fantástica, mas eu faria alterações no roteiro:

Uma noite em Arusha. Três noites para o Parque Nacional Tarangire. Cinco noites para o Serengeti. Uma noite para Ngorongoro e Lago Manyara. Uma noite em Arusha

Chalé do Maramboi Tented Camp - Fábio Paschoal

Acampamento na Tanzânia, África – Fábio Paschoal

Botsuana e Zambia

Acabei planejando tudo com a Safari Destinations.  minha agente de viagens foi Karin Robertson-Bullock (karin@safaridestinations.net). Ela foi muito atenciosa e após ouvir meus desejos montamos o seguinte roteiro (com todos os passeios, taxas dos parques, refeições e bebidas inclusos).

DIA 1 – Transfer de avião de Maun, Botsuana, para Nxai Pan Camp. Duas noites com direito a safáris na Makgadigadi Game Reserve

DIA 3 – Transfer de avião para Kwara Camp. Duas noites com direito a safáris no Delta do Okavango

DIA 5 – Transfer de avião para Lagoon Camp. Duas noites com direito a safáris na região de Linyanti/Kwando

DIA 7 – Transfer de avião para o aeroporto de Kasane. Transfer até o Chobe Safari Lodge. Duas noites com direito a safáris na Chobe Game Reserve

DIA 9 – Transfer para Stanley Safari Lodge, Zambia. Duas noites no Stanley Safari Lodge. Visita às Cataratas Victoria

DIA 11 – Transfer para o aeroporto de Livingstone, Zambia.

Esse roteiro é muito bom, pois passa por diferentes ambientes de Botsuana e conforme você vai ficando cansado com o passar da viagem a qualidade dos hotéis vai aumentando terminando nas Cataratas Victoria. O pacote acima ficou por USD 4.000,00 em fevereiro de 2010.

Não são viagens baratas, mas se você quer fazer um safári na África, com um bom guia, hospedando-se em bons hotéis e fazendo boas refeições faça uma pesquisa de preço nas agências africanas. Você pode economizar um bom dinheiro.

Advertisements

2 thoughts on “Como planejar um safári fotográfico na África

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s