Guepardo: o felino especialista em velocidade

Guepardo (Acinonyx jubatus), o mamífero terrestre mais rápido do planeta - Foto: Fábio Paschoal

Guepardo (Acinonyx jubatus), o mamífero terrestre mais rápido do planeta – Foto: Fábio Paschoal

Capítulo 9 da série África Selvagem: Em Busca da Grande Migração

Havíamos chegado ao sul do Serengeti após a passagem das chuvas. A grama estava alta e seca. Durante esse período fica mais difícil de encontrar predadores, que conseguem se esconder das presas e, consequentemente, dos turistas.

[Veja a introdução e o sumário da série África Selvagem: Em Busca da Grande Migração]

[Veja o capítulo 8 da série África Selvagem: Em Busca da Grande Migração]

O guepardo é um felino que caça durante o dia, o que evita competição com outros felinos. Ele sobe em terrenos mais elevados e montes de cupins para localizar presas em potencial - Foto: Fábio Paschoal

O guepardo caça durante o dia, o que evita competição com outros felinos. Ele sobe em terrenos mais elevados e montes de cupins para localizar presas em potencial – Foto: Fábio Paschoal

Nosso guia George dirigia rapidamente. Precisávamos chegar ao acampamento antes do anoitecer e não era possível ficar parando muito porque o sol baixava cada vez mais rápido. De vez em quando parávamos para checar montes de cupins e afloramentos rochosos (lugares onde predadores sobem para acharem possíveis presas). Em uma dessas paradas George avistou um carro e decidiu investigar. As pessoas estavam animadas e tentavam ver algo no topo de uma pequena elevação do terreno.

De repente, um guepardo surge do meio da vegetação e começa a correr morro abaixo. Quando chegou à base ele parou e começou a miar. Então, uma pequena bola de pelo começou a descer a ladeira e parou ao lado do felino. Mãe e filhote estavam reunidos novamente. Eles tentavam achar um lugar para passar a noite.

Durante o primeiro ano de vida o filhote aprende técnicas de caça em brincadeiras com a mãe - Foto: Fábio Paschoal

Durante o primeiro ano de vida o filhote aprende técnicas de caça em brincadeiras com a mãe – Foto: Fábio Paschoal

O guepardo é o mamífero terrestre mais veloz do planeta. Pode atingir até 110 quilômetros por hora e consegue perseguir e capturar gazelas como nenhum outro predador. Durante a evolução, o felino sofreu modificações para ficar cada vez mais rápido e se tornou um especialista em velocidade. Possui uma grande caixa torácica, coluna extremamente flexível e pernas longas. As garras não são retráteis e ajudam na tração enquanto a longa cauda serve para dar estabilidade nas curvas.

O filhote de guepardo permanece com a mãe por até 2 anos - Foto: Fábio Paschoal

O filhote de guepardo permanece com a mãe por até 2 anos – Foto: Fábio Paschoal

No entanto, essa especialização traz desvantagens na hora de proteger o alimento e os filhotes. Frequentemente as presas caçadas por guepardos são roubadas por predadores maiores e, em algumas áreas da África, a mortalidade de filhotes chega a 95%. A maioria das perdas é causada por leões.

O futuro dos guepardos depende de mães dedicadas como a que encontramos no Serengeti. Se ela conseguir criar seu filhote até ele se tornar independente será uma vitória para a espécie.

A mãe guepardo deve ficar sempre atenta. Outros felinos podem matar o filhote - Foto: Fábio Paschoal

A mãe guepardo deve ficar sempre atenta. Outros felinos podem matar o filhote. A espécie é considerada vulnerável pela IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza, na sigla em inglês) – Foto: Fábio Paschoal

Ficamos com os dois até o último momento. Mas estava escurecendo e precisávamos chegar ao acampamento. (Veja o capítulo 10 da série África Selvagem: Em Busca da Grande Migração)

Advertisements

4 thoughts on “Guepardo: o felino especialista em velocidade

  1. Parabéns pelo trabalho! Para nós que não podemos ver ao vivo, poder conhecer por meio da experiência do repórter tais paisagens e animais é fantástico. Muito legal os textos também, trazendo sempre informações adicionais, como este, que explica o porquê do guepardo ser o animal mais veloz do mundo.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s