Dia Internacional do Tigre (29 de julho)

Tigre (Panthera tigris) espécie ameaçada de extinção segundo a IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza, na sigla em inglês) – Foto: MikeLane45/iStock/Thinkstock2

Tigre (Panthera tigris) espécie ameaçada de extinção segundo a IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza, na sigla em inglês) – Foto: MikeLane45/iStock/Thinkstock2

Hoje (29 de julho) é o Dia Internacional do Tigre. A data foi criada com objetivo de proteger e expandir o habitat do felino e obter apoio para a conservação da espécie.

Encontrados em grande parte da Ásia, os tigres habitavam lugares tão diversificados (florestas tropicais, pântanos e savanas) que acabaram evoluindo em populações regionais com padrões e tamanhos distintos, a ponto de serem classificadas em subespécies diferentes. Hoje, a maioria está extinta.

O tigre (Panthera tigris) é o maior felino selvagem do mundo. É um animal solitário que marca seu território com urina e fezes para manter rivais afastados. São predadores poderosos e podem viajar quilômetros em busca de suas presas (búfalos, veados, porcos selvagens e outros grandes mamíferos). O padrão listrado serve de camuflagem. As patas possuem almofadas que abafam o som. Mesmo com mais de 2,5 metros e 220 quilos, fica difícil perceber o maior felino do mundo em seu habitat natural. Ele se aproxima lentamente, até que esteja perto o suficiente para lançar o seu ataque. Derruba a vítima e procura o pescoço para impedir o fluxo de ar. A morte é causada por sufocamento na maioria das vezes.

Os tigres são predadores de topo de cadeia, controlam a população de presas, abatem os indivíduos mais vulneráveis, eliminam portadores de doenças e são essenciais para a manutenção de um ecossistema saudável.

Ao contrário da maioria dos felinos, o tigre se sente confortável na água - Foto:iStock/Thinkstock

Ao contrário da maioria dos felinos, o tigre se sente confortável na água – Foto: iStock/Thinkstock

Infelizmente, a perda de habitat, a caça de suas presas e o mercado negro chinês – que vende partes do corpo do felino para fazer remédios – estão dizimando um dos predadores mais formidáveis do mundo. As estimativas, segundo a  IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza, na sigla em inglês), indicam que a população de tigres na natureza está entre 2 mil e 4 mil indivíduos. Nada mais justo do que um dia para lembrar da importância desses felinos extraordinários para o planeta.

National Geographic, em parceria com Dereck and Beverly Joubert, lançou o projeto Big Cats Initiative, com o compromisso de salvar tigres, onças, leões, leopardos, guepardos e outros grandes felinos. O objetivo é sensibilizar as pessoas e implementar mudanças para a dramática situação enfrentada pelos animais. Saiba como ajudar no link http://animals.nationalgeographic.com/animals/big-cats-initiative/get-involved/

Advertisements

9 thoughts on “Dia Internacional do Tigre (29 de julho)

  1. É um animal incrivel… desesperador ouvir que o risco de extinção é cada vez maior!
    Ainda que não seja factivel, dá vontade de trazer alguns casais, soltar na Amazônia que ainda tem muito espaço, só para não ver uma criatura tão magnifica desaparecer…

  2. É um animal incrível. Não se pode perder essa espécie. Mas temos as nossas espécies. Fábio, por favor, nos ajude no projeto com o Tamanduá-bandeira no Cerrado de Brasília. Estamos precisando da ajuda de todos. Parabéns pelo blog!

  3. Se faz muito bem em ter o dia do tigre, pois e um ser muito especial para mim e merece ser poupado de caça indevidas por pessoas inescrupulosas,e faz parte de nossa natureza,não custa nada conservar; para nunca faltar para futuras gerações. abraços.Macedo

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s