Aranha-boleadeira produz a arma e a isca para caçar mariposas

Aranha-boleadeira (Cladomelea sp.) - Foto: Bernard Dupont

Aranha-boleadeira (Cladomelea sp.) – Foto: Bernard Dupont

Alimento é essencial para a sobrevivência de qualquer espécie, mas consegui-lo não é tarefa fácil. A arara-azul usa seu bico grande e robusto para quebrar as sementes de palmeiras, a onça-pintada crava os caninos na cabeça da presa e perfura o crânio da vítima até chegar ao cérebro, as borboletas possuem uma espécie de canudo para alcançar o néctar na base das flores. No entanto, nem todos os animais estão equipados com as ferramentas necessárias para pegar a comida. Para as aranhas-boleadeiras é necessário fabricar a isca e a arma para conseguir uma refeição (Veja no final do post um trecho da série de documentários  Life in the Undergrowth ,da BBC, que mostra o processo).

As aranhas-boleadeiras são encontradas na África, na Austrália e nas Américas. Durante o dia descansam e tentam passar despercebidas pelos predadores. Algumas encolhem as pernas e ficam parecidas com fezes de passarinho, outras se enrolam em uma folha para se esconder.

Quando chega a noite, a aranha vai para baixo de uma folha e produz um fio de seda com uma bola pegajosa na ponta. Depois ela pega esse filamento com uma de suas patas dianteiras e o usa como uma boleadeira.

Caçar insetos com essa arma é difícil, mas a aranha tem iscas para atrair suas presas. Ela produz substâncias que imitam os feromônios de fêmeas de mariposas. Os machos, na esperança de arrumar uma parceira, são atraídos pelo cheiro, chegam cada vez mais perto e acabam capturados pela bola grudenta. A boleadeira desce pelo fio de seda, empacota o inseto e continua a caçada. Ela pode variar o cardápio produzindo feromônios diferentes para atrair mariposas diferentes.

Esses aracnídeos são a prova de que o comportamento é tão importante quanto as características físicas na luta pela sobrevivência.

Advertisements

One thought on “Aranha-boleadeira produz a arma e a isca para caçar mariposas

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s